ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA REITERAÇÃO
Mots-clés :
Educação Infantil, Cultura de Infância, CiênciaRésumé
O presente estudo tem como objetivo analisar como as crianças integram e ressignificam elementos dos conhecimentos científicos na perspectiva da Reiteração. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo microetnográfica, adotando a observação participante como técnica fundamental para constituição de dados. O lócus da investigação foi um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em Curitiba-PR, e os dados da observação foram registrados em notas de campo. A turma, denominada Tabela Periódica foi acompanhada por um período de seis meses e a faixa etária das crianças era de 2 a 3 anos. A análise dos dados baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo, definindo como categoria a Reiteração, que é pertencente a um dos quatro eixos da Cultura Infantil. Os resultados indicam que as crianças configuram e reconfiguram suas ações por meio de duas vertentes: i) atividades direcionadas – em que as crianças integram e ressignificam elementos científicos recriando as experiências vivenciadas nas atividades guiadas e ii) atividades livres - realizando descobertas de forma autônoma, sem influência do tempo, construindo suas próprias conclusões. Foi possível, por meio da reestruturação do fluxo de ações, perceber o processo de ressignificação do conhecimento pelas crianças e as lacunas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico para a transfiguração de um conhecimento empírico, que permeia naturalmente a rotina na Educação Infantil, para o conhecimento científico. Buscou-se contribuir com o avanço nas discussões acerca dos interesses e ambições das crianças dentro de um contexto de experiência científica.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.