ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

INDICATIVOS DESSA ABORDAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Auteurs-es

  • Maria Aparecida Ferreira da Cruz Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Rosângela Vieira de Souza Univasf

Mots-clés :

Ensino de Ciências, Ensino por investigação, BNCC

Résumé

Este trabalho é resultado de uma pesquisa documental, realizado com o objetivo de identificar na área de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ideias relativas ao ensino de ciências por investigação. A motivação para realizar esse estudo se deu em função de perceber que em algumas escolas o ensino ainda é muito centrado no professor, mantendo bastante passiva a ação dos estudantes. Nesse sentido, foi realizado uma revisão da literatura buscando destacar o que alguns teóricos entendem por ensino por investigação, para que tais entendimentos servissem de referencial de análise da pesquisa. Na sequência foi realizada uma pesquisa documental a partir da qual foi verificado que a BNCC considera o ensino por investigação uma perspectiva pertinente para o ensino de ciências, mas não há profundidade com relação a esta questão no texto analisado, de modo que, fica a critério do professor escolher essa ou qualquer outra abordagem de ensino na realização do processo de ensino-aprendizagem.

 

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Maria Aparecida Ferreira da Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Licenciatura em Ciências da Natureza

  • Rosângela Vieira de Souza, Univasf

    Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Especialista em Educação Ciência e Tecnologia pela Universidade do Estado da Bahia (2007). E, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido- Mestrado Profissional (Univasf). Professora de Didática do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Possui experiência na Educação Básica. Atua na Formação de Professores com foco na Epistemologia da Prática Profissional Docente, discutindo principalmente, Prática Pedagógica e Ensino de Ciências, o uso Pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação, e, Educação Inclusiva. Desenvolve pesquisa na área de Educação Inclusiva com foco na Inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down.

Publié

2022-09-12

Comment citer

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: INDICATIVOS DESSA ABORDAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 395-419. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1669

Articles similaires

51-60 de 527

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s