O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Pesquisa científica, Colegial, Cidadão, DesenvolvimentoResumo
De acordo com a Constituição Federal e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, a educação deve ser voltada para a formação do cidadão e preparar para o exercício do trabalho. Entretanto, nota-se que essa prática não vem ocorrendo na maioria das escolas. O presente trabalho visou verificar como o ensino de Ciências no Ensino Médio vem sendo realizado no Brasil e a necessidade de se promover a educação científica como ferramenta auxiliar na efetivação de uma educação cidadã. Foram analisados 25 artigos científicos, dos quais nove eram referentes ao Ensino Médio. Observou-se que no Ensino Médio as disciplinas de Ciências têm sido trabalhadas com enfoque centralizado no professor, de forma isolada, sem ligação entre as mesmas ou com o cotidiano dos alunos, o que torna-as sem sentido para os alunos. É clara a necessidade de que as disciplinas relacionadas às Ciências sejam trabalhadas de forma interdisciplinar, dando-se autonomia para que os alunos busquem o próprio conhecimento e haja, assim, a verdadeira educação científica. Portanto, o ensino deve partir de um questionamento surgido no cotidiano do aluno, que levará à busca de uma solução através de experimentos, devendo o professor assumir o papel de facilitador, minimizando sua participação e orientando os alunos na construção do seu próprio conhecimento tornando, assim, o aprendizado significativo. Conclui-se que há uma forte necessidade de mudança na concepção do ensino de Ciências por parte dos professores do Ensino Médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.