PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Rosilene Almeida da Silva Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Roberto Remígio Florêncio IF Sertão Pernambucano
  • Carlos Alberto Batista dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Práticas Agrícolas, Pecuária, Recursos Naturais, Comunidades Tradicionais

Resumo

Visando uma compreensão sobre os reflexos das práticas agropecuárias no ambiente natural, buscou-se, neste artigo, apresentar os saberes e fazeres de práticas agropecuárias desenvolvidas em comunidades tradicionais, pontuando de que forma esses saberes poderão apoiar o currículo escolar do Centro Territorial de Educação Profissional José Amâncio Filho, em Curaçá-BA, através dos cursos de Agropecuária, Agroecologia, Agricultura e Zootecnia. O estudo foi desenvolvido em uma comunidade de fundo e fecho de pasto, localizada em área de sequeiro e uma comunidade quilombola, situada em área ribeirinha. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de questionários semiestruturados a agricultores e pecuaristas com foco nas questões das práticas agropastoris bem como sobre a situação socioeconômica do produtor rural com sua família. Além disso, houve a prática de observação dessas práticas. A análise de dados foi desenvolvida através da sistematização por meio de tabelas e gráficos, elencando os tipos de práticas, como elas se organizam, quais as suas finalidades dentro das comunidades, diagnosticando, também, possíveis contribuições para formação profissional dos alunos por meio do currículo dos cursos do eixo Recursos Naturais. Os resultados foram revelados a partir de figuras e tabelas apoiados por uma escrita descritiva com foco em detalhar as percepções obtidas nas entrevistas e observações dessas práticas agropecuárias. Desse modo, conclui-se que o acesso aos resultados dessa pesquisa no âmbito científico pode gerar uma mobilização e um estímulo dentro da sociedade, provocando, assim, a revisão e adequação do currículo do eixo de Recursos Naturais com olhos voltados para a realidade local, a partir da interação entre escola e comunidades tradicionais, correlacionado, os conhecimentos empíricos e os conhecimentos científicos no desenvolvimento dos arranjos produtivos, em observância às condições ambientais nas diferentes realidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosilene Almeida da Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

    Mestrado em Ecologia Humana (PPGEcoH/UNEB)

    Secretaria de Educação do Estado da Bahia

  • Roberto Remígio Florêncio, IF Sertão Pernambucano

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Federal da Bahia/ UFBA - 2022); Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB - 2016); Professor de Língua Portuguesa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural); Graduado em: Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês) (UPE - 1993); Licenciatura Plena em Pedagogia (Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos) (UNEB - 2005) e Segunda Graduação em Geografia (UNICESUMAR - 2019); Especializações em: Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB - 2001), Língua Portuguesa (UNIVERSO - 2004), Língua Portuguesa e Literatura (Faculdades Montenegro - 2010) e Gestão Pública (UNIVASF - 2014)

  • Carlos Alberto Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

    [18:02, 12/06/2023] Roberto Remígio Novo Número: Biólogo/Etnobiólogo, Mestre em Zoologia (UESC), Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE), Atua na área de Zoologia, Conservação da Biodiversidade, Etnozoologia e Etnoecologia. Professor da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental DTCS/UNEB (http://www.ppgecoh.uneb.br/). Lider do Grupo de Pesquisa em Etnobiologia e Conservação dos Recursos Naturais (UNEB) (https://grupodepesquisaetnobiologia.wordpress.com/), Pesquisador do OPARÁ: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (UNEB)
    [18:02, 12/06/2023] Roberto Remígio Novo Número: url

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS SUSTENTÁVEIS. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), 01-22. https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

51-60 de 190

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.