BOAS PRÁTICAS DE MEDICAÇÃO NA ENFERMAGEM INTENSIVA
A EXPERIÊNCIA DE UMA CAPACITAÇÃO POR MEIO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Enfermagem, Educação a Distância, Informática Médica, Educação Continuada, Educação em SaúdeResumo
Introdução: dentre os Eventos Adversos (EA), o Erro de Medicação (EM), representa evento evitável que ocorre por uso inadequado de medicamentos (COFEN, 2010). Considerando a complexidade do manejo de medicações em terapia intensiva pela equipe de enfermagem, percebe-se a necessidade de capacitação profissional interativa para a promoção da Política Nacional de Segurança do Paciente. Assim, foi desenvolvido um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para capacitar a equipe de enfermagem sobre boas práticas de medicação em cuidados intensivos. Objetivo: o presente estudo buscou relatar a experiência de uma capacitação em boas práticas da medicação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por meio de um AVA. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre o processo de idealização, planejamento e desenvolvimento do AVA para boas práticas de medicação. Resultados: Conclusão: o desenvolvimento da ferramenta mostrou-se proveitoso e enriquecedor, possibilitando o teste de novas propostas pedagógicas para educação continuada em segurança do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.