O PAPEL DAS WEBTVS EDUCATIVAS NA (RE) CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DO SEMIÁRIDO

OS PROJETOS TV CAATINGA E WEBTV UNEB-NÚCLEO JUAZEIRO

Autores/as

  • Fabíola Moura Reis Santos
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Palabras clave:

TV Educativa, Webtv, Semiárido, Sertão, Telejornalismo, Letramento, Educação

Resumen

Segundo o Ministério das Comunicações, “os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens, com fins exclusivamente educativos, poderão ser outorgados às instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada, com sede no Brasil e credenciadas pelo Ministério da Educação, na forma do art. 12 do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006”. Nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, respectivamente, a Universidade do Estado da Bahia, por meio de um projeto de extensão do curso de Jornalismo em Multimeios, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, desenvolvem dois projetos de TV educativa, ainda pela internet, a Webtv Uneb-Núcleo Juazeiro e a TV Caatinga, que possibilitam novas práticas jornalísticas e/ou educativas ao pautar um Semiárido diferente do que é mostrado de forma estereotipada pela imprensa hegemônica. Este trabalho investigou de que forma os sujeitos que produzem e/ou produziram para essas plataformas (os estudantes de jornalismo e futuros profissionais da mídia, comercial ou não, além dos egressos do curso que foram colaboradores dessas webtvs) absorvem a ideia de uma outra retratação do Semiárido (através do letramento midiático) e pretendem utilizar (ou já utilizam) essa proposta no exercício da profissão. A pesquisa objetivou ainda questionar como esses sujeitos podem contribuir na identificação ou na (re) construção de identidades, por meio de matérias jornalísticas e produções audiovisuais, como curtas-metragens e documentários, além de outros produtos educativos com o foco na comunicação para a promoção das viabilidades do Semiárido e a emancipação do povo que habita esses territórios.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fabíola Moura Reis Santos

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

    Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro

     Doutor em Educação

    Professor do colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Publicado

2014-12-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O PAPEL DAS WEBTVS EDUCATIVAS NA (RE) CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DO SEMIÁRIDO: OS PROJETOS TV CAATINGA E WEBTV UNEB-NÚCLEO JUAZEIRO. (2014). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/270

Artículos similares

11-20 de 443

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.